quinta-feira, 18 de junho de 2009

Projeto de Figurino

"UM BONDE CHAMADO DESEJO” – Tenneesse Williams


A partir da aula proporcionada por Raul Belém Machado sobre conceitos da ação dramática, analisamos o texto “Um Bonde Chamado Desejo” de Tenneesse Williams. Decupamos toda a obra, tendo como base os conceitos de tempo, período, clima, atmosfera, status, tema, estória e estilo.
Devido ao pouco tempo para estudo e execução dos figurinos de todas as personagens, analisamos somente a protagonista Blanche Dubois, pois acreditamos que ela apresenta uma riqueza de detalhes e possibilidades para a criação de sua indumentária cênica.
Buscamos referencias na moda de 1950 - contexto da peca - e das montagens teatrais e cinematográficas já encenadas. Com base na tradução de Brutus Pedreira, analisamos cada rubrica, que continha detalhes sobre os figurinos e objetos de cena. A partir disso, buscamos em nossos acervos pessoais as pecas que acreditávamos ter a ver com a composição da personagem.
Como parte do processo, precisávamos encontrar uma maneira de apresentar esses figurinos. Quisemos fugir da convencional apresentação teatral e optamos pela performance, onde cada uma de nós vivenciarã a sua imagem de Blanche Dubois.
Nossos encontros foram feitos no período do núcleo (segundas e quartas à noite) e por telefone e e-mail, o que teve grande funcionalidade. Todos, com sua possível disponibilidade, trouxeram referências que acrescentaram e enriqueceram o trabalho. Nos debruçamos sobre varias possibilidades até encontrarmos a Blanche que havia em cada uma de nós.

Julia D’Almeida
Marcela Moreira
Roberta Conde
Tassia Corina
Thais Dutra

Nenhum comentário: